trabalho economia
Comércio Internacional
O que é comércio internacional e sua história
Desde a antiguidade o homem entendeu que era necessário fazer intercâmbio de mercadorias com outros povos para atender diferentes necessidades. A historia registra os fenícios como os primeiros a utilizar de modo mais efetivo, o comércio internacional. A antiga fenícia, atual Líbano, não possui terras férteis, mas possuía uma boa costa litorânea e madeiras.
No período da idade média, praticamente o comércio internacional desaparece, uma vez que os feudos eram fechados e de certa maneira, autossuficientes. Após a “era das terras, o comércio internacional é retomado e liderado por Genova e Veneza. A expansão marítima (Portugal e Espanha) impulsiona o comércio internacional. Durante os sec. XVII, XVIII e XIX, a Inglaterra domina os mares e o comércio. A Holanda também tem forte influência neste período. Ao final do sec XIX e durante o sec XX, os EUA, por diferentes razões dominam o comércio internacional, no sec XXI, o comércio internacional é caracterizado por um conjunto plurar de PLAYERS, cuja força econômica é dividida entre múltiplos países de todos os continentes.
BRICS
Após a queda do muro de Berlim, o mundo e os países entraram em uma nova fase de capitalismo e de busca pelo crescimento econômico e desenvolvimento de sua população. Assim alguns países se destacaram no cenário mundial, tanto no aspecto econômico quanto no político. Deste modo, destacamos, Brasil, Rússia, China, India e Africa do Sul.
Brasil: caracteriza-se pela estabilidade política e segurança econômica com relação ao nível econômico de sua polulação
Russia: possui forte exportação e recursos naturais. Há controvérsias em seu sistema político e é peça fundamental na política mundial
China: cresce a um ritmo incrível que varia de 7 e 10% ao ano, é o pais que tem sustentado a economia mundial após a crise de 2008, seu sistema político é fechado
Índia: forte desenvolvimento em áreas como a