trabalho economia
O comportamento motivacional, segundo Maslow, é explicado pelas necessidades humanas. Como motivação, nada mais é do que um estimulo que impulsiona o ser humano, levando a agir com alguma visão sabendo onde quer chegar. É necessário que algum estimulo seja implantado para haver uma ação, podendo ser decorrente de estimulo externo ou proveniente do próprio organismo. Por um bom motivo, qualquer pessoa saudável se sente estimulada a agir com determinação cheia de entusiasmo. Esta teoria nos dá idéia de um Ciclo de motivação. Na teoria da motivação de Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, representadas numa pirâmide, tendo em baixo as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no alto, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).
2. QUEM FOI MASLOW
Antes de falar sobre sua teoria vamos conhecer um pouco de quem foi Abraham Harold Maslow ele nasceu no Brooklin, Nova Iorque em Primeiro de Abril de 1908. Foi o primeiro de um total de sete filhos de pais imigrantes russos. Os pais de Maslow não tinham nenhum estudo, o que não impediu que insistissem que os filhos tivessem a melhor educação.
A família gostaria que Abraham fosse advogado, e, para atender os desejos dos pais se matriculou na faculdade de direito em Nova Iorque. Estudou, no entanto, apenas um ano e meio e se transferiu para a Universidade de Cornell.
Depois de se casar, contra a vontade de seus pais, com Bertha Goodman, sua prima em primeiro se mudou para Wisconsin onde conheceu Harry Harlow, famoso pelos estudos sobre comportamento com filhotes de macacos. Isto despertou o interesse de Maslow pela psicologia, a qual fez questão de estudar na Universidade. Recebeu os títulos de Bacharel em 1930, Mestre em 1931 e Doutor em Psicologia pela Universidade de Wisconsin em 1934.
Em 1935 Maslow retornou a Nova Iorque onde foi trabalhar na Universidade de Columbia. Logo depois