Trabalho economia
Juciária Mota Silva
Simone Castro de Souza
Prof.: Jaqueline Alves Souza
Faculdade Metropolitana de Marabá – Pará
Ciências Contábeis (CON 41) – Sociologia.
22/10/2010
RESUMO
Desde o iniciou das civilizações já presenciamos a sociologia e a ciência contábil. Tal fato se deve de certa forma ao desenvolvimento da economia, o homem deixa a caça e volta – se para à organização da agricultura e do pastoreiro. Essa organização econômica sobre a propriedade do solo acarretou em separação da vida comunitária e a propriedade privada. Com isso a sociologia surgi para analisar e interpretar o comportamento humano dentro da sociedade. E a contabilidade nasce para controlar o acumulo de bens e suas origens.
Palavras-chave: Surgimento da sociologia; Contabilidade; Sociologia e as Ciências Contábeis.
1 INTRODUÇÃO
A sociologia assim como a contabilidade desde seu surgimento interpreta as unidades que formam a sociedade, ou seja, os fenômenos sociais e econômicos, tentando explicá – los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Buscando a compreensão das diferentes sociedades e culturas. A contabilidade está ligada as primeiras manifestações humanas, surgindo da necessidade social de proteção a posse e interpretação dos fatos ocorridos, com a finalidade de alcançar os fins propostos.
A partir de então podemos perceber que tanto a sociologia ou a contabilidade surgem das necessidades da sociedade. Nas ciências contábeis está necessidade refere - se ao comércio (Acumulo de Bens), na sociologia partimos para a interpretação das classes sociais, a sociedade é o centro da base sociológica.
2 SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia desenvolveu - se enquanto ciência no século XIX, influenciada sobre os impactos causados pelas duas grandes revoluções: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
O homem e a sociedade tornam - se preocupação cientifica, com isso nasce a antropologia, a economia política e a sociologia,