Setor indústrial
SETOR INDÚSTRIAL
Trabalho Interdisciplinar Orientado
nota
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
2.012
INTRODUÇÃO
A Indústria tem por finalidade transformar matéria prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto a força humana, máquinas e energia. Essa atividade econômica surgiu na Primeira Revolução Industrial no fim do século XVIII e no inicio do século XX na Inglaterra.
Primeiramente foi baseada em vapor, carvão e ferro, porém quando surge a Segunda Revolução Industrial (1860) emprega-se aço, energia elétrica e produtos químicos. Com a Terceira Revolução Industrial (1970) surge o desenvolvimento da informática.
As atividades indústrias estão inclusas no setor econômico secundário enquanto a agricultura constitui o setor primário e os serviços o terciário. No Brasil a atividade industrial teve início no período colonial e as principais estavam localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No início o setor industrial não apresentava o melhor dos ambientes de trabalho, pois as condições eram precárias. Esse trabalho abordará os principais métodos desenvolvidos para melhores condições de trabalho, o conceito de Taylor com a especialização e divisão das tarefas, tempos e movimentos. Os métodos de Fayol (planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar) e o modelo de produção instituído por Henry Ford com a linha contínua de produção em massa.
Descreverá os sistemas desenvolvidos com o objetivo de solucionar determinados problemas dentro da empresa ou oportunidades de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.
O atual mercado cada vez mais globalizado apresenta várias mudanças, inovações e alterações, sendo assim destina-se apresentar suas influências no aspecto