Trabalho Economia Carolina Raposo
Ano Lectivo:2014/2017
Trabalho elaborado por: Carolina Raposo
Introdução
No âmbito da disciplina de economia agrícola desenvolvi o trabalho sobre agricultura e tributação que me foi proposto pelo professor Luís Cabaço onde vou falar um pouco sobre:
I.V.A;
Estrutura de imposto;
As taxas (imposto);
Ao registos para controlo do imposto;
O imposto sobre o rendimento;
O rendimental empresarial;
Obrigações gerais;
A agricultura e o I.V.A .
I.V.A
O que é?
O IVA é um imposto geral sobre o consumo, uma vez que incide sobre as transmissões de bens, as prestações de serviços e as importações.
Trata-se de um imposto plurifásico, porque é liquidado em todas as fases do circuito económico, desde o produtor ao retalhista. Sendo plurifásico, não é cumulativo, pois o seu pagamento é fraccionado pelos vários intervenientes do circuito económico, através do método do crédito do imposto.
Estrutura de Imposto
Os impostos são classificados de acordo com a esfera governamental que o regulamenta e para a qual os recursos são destinados. Assim sendo, nas esfera do Governo Federal, os principais tributos são:
I.R.P.J. (Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas): é o imposto recolhido sobre a renda das empresas, principalmente, para a Receita Federal. As informações pertinentes a esse tributo, como base de cálculo, por exemplo, dependem do regime de tributação a qual a empresa optou. Sobre esse tema, descreveremos mais adiante.
C.S.L.L. (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido): segue os formatos para o IRPJ, sendo baseado na opção de tributação das empresas. É recolhido pela Receita Federal. As alíquotas oscilam entre 9% para as empresas que optam pelo lucro real a 12% para as empresas do lucro presumido.
P.I.S. (Programas de Integração Social): é apurado sobre o valor do faturamento mensal de empresas, com alíquota variando entre 0,65% a 1,65%, dependendo da forma de tributação das empresas.
C.O.F.I.N.S. (Contribuição para o