trabalho douglas
Prof. Prof. Ivan Luis dos Santos
Atividade extraclasse para ser realizada nos grupos de trabalho e entregue no dia 17/09/2015. A atividade deverá ser entregue digitada, constando do nome (completo!!) dos integrantes do grupo e dos respectivos RGMs.
QUESTÕES:
1) De acordo com a leitura dos textos1, o que significa dizer que a História é produzida por relações de poder? Considerando o documentário2 assistido, aponte como estas relações de poder foram (e vão) constituindo a História da escolarização moderna ocidental.
2) Leia o excerto extraído do texto3 e, na sequencia responda a questão abaixo:
(...) a genealogia funciona decompondo as séries particulares por meio da quais se organizaram os acontecimentos, para criar uma série diferente para eles. (...) Se a história é a memória coletiva de um grupo social particular, então, a genealogia é uma contra-memória, composta pelos mesmos elementos repetidos e organizados de uma maneira diferente.
O que nos permite afirmar (Por que podemos afirmar?) que o documentário “Escolarizando o mundo” realiza um exercício genealógico de contra-memória ou contra-história?
3) De acordo com os autores pós-estruturalista, tais como Foucault, Nietzsche e outros, o discurso hegemônico de que somos “todos iguais” torna-se uma estratégia de controle e regulação que parte de determinados grupos sociais com intenções políticas definidas e sempre obedecendo a táticas particulares. Nesta esteira de pensamento, ao fazer uma genealogia sobre a escola, o documentário “Escolarizando o mundo” coloca em xeque a ideia de uma “educação igual para todos”. Comente sobre as estratégias e táticas de controle que estão sendo denunciadas no documentário.
4) Com suas palavras, considerando o documentário assistido, descreva o que podemos entender como “Cultura” (Como podemos tentar definir o conceito de Cultura?).
5) A genealogia produz, pelo menos em alguns sentidos, a recentralização do social por meio da produção