trabalho doa o de sangue terminado revisado pelo professor
INTRODUÇÂO 3
1. SANGUE 4
1.1 Composição do sangue 4
1.2 Constituição do Sangue Humano 5
2. HEMOCENTRO 6
2.1 Hemoterapia: Triagem Hematológica; 6
2.2 Hemoterapia: Triagem Clínica 7
2.3 Hemoterapia: Triagem Laboratorial 9
2.4 Critérios para a doação 13
2.5 Impedimentos Temporários 14
2.6 Impedimentos Definitivos 14
2.7 Dúvidas frequentes 14
2.8 Destinação do sangue coletado 15
2.9 Doação por Aférese 17
3.0 CAMPANHAS NACIONAIS 19
Conclusão 22
Bibliografia 23
RESUMO
O trabalho Integrado sobre a qualidade da bolsa de sangue, tem como objetivo principal abordar critérios sobre os procedimentos para se obter uma qualidade na doação de sangue tais como: tipos de triagem, processamento, estocagem e transporte, alem de testes realizados na bolsa de sangue. Observamos que existem muitas campanhas, porem poucos doadores e com isso gerando uma deficiência de estoque, Essa defasagem se dá muitas vezes por falta de conscientização, e assim levando ao descarte desnecessário, por falhas nos processamentos, estocagem e transporte.
Palavras chaves: Sangue, qualidade, hemocentro, hemocomponentes, descarte desnessario, estocagem,desvios de processos, triagem, hemoterapia.
INTRODUÇÂO
Este trabalho tem como principal foco apresentar todo processo de doação de sangue com a finalidade de abordar critérios para obter uma boa qualidade de vida no receptor. Abordaremos os componentes do sangue e seus principais usos, a importância do Hemocentro em conjunto com Hemoterapia, com base na resolução RDC 153/2004, publicada em 14 de junho de 2004 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA), com intuito de minimizar constantes deficiências de estoque em bancos de sangue. Em diversos casos tem-se uma perda considerável através de descartes em função de desvios nos processos durante a coleta de sangue, na preparação dos hemocomponentes (processamento), no pós processamento (estocagem e transporte), entre outros fatores. Muitos desses descartes poderiam ser evitados, o