À Mercê dos Acusadores
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
OS ESTUDOS DE COMUNIDADES DO BRASIL
À MERCÊ DOS ACUSADORES
Um estudo sobre o afastamento e a reinclusão dos militares soropositivos da Marinha, as reproduções da cultura de discriminação e estigmas, a resistência à mudanças socioculturais e suas conseqüências.
Aluno: LUIZ ANTONIO PAULA E SILVA
Orientação Academica: ProfªDrª SIMONE MOUTINHO
2002
2
“Me espanta que tanta gente sinta (se é que sente) ou minta (desesperadamente) da mesma forma...
Todos iguais, todos iguais, mas uns mais iguais que os outros.”
(Engenheiros do Hawaii)
Terminado em novembro de 2002 e revisado mais tarde, foi enviado em Agosto de 2003, a
Representante da Organização das Nações Unidas para a AIDS – UNAIDS no Brasil que , após exame do presente estudo, considerou-o de “ extrema relevância e parte das preocupações do Sistema Nações
Unidas para a proteção integral dos Direitos Humanos”.
3
Agradecimentos,
A Osaguian, por me proporcionar momentos de tamanha riqueza, me encaminhando à graduação que abracei,
A minha família, pelo apoio, em especial a minha irmã, Viviane.
A meus professores Edilson ,Sidney ,Marcello Mello e Simone Moutinho, pelos ensinamentos que me permitiram abrir os olhos e “estranhar o que é normal”.
Aos amigos que contribuíram para as entrevistas, por terem a coragem necessária para admitir seus erros, seus medos, seus sucessos e seus fracassos, mostrando que acima de quaisquer valores, existe ainda a superioridade da condição de ser humano.
Ao Márcio, Hudson, Adir, Nelson, Antônio e todas as pessoas que me apoiaram e que me fizeram ver que, em meios às minhas loucuras e pretensões, o importante é fazer bem aquilo que gostamos, amar sempre e acreditar na vida.
A todos os que contribuíram, mesmo que anonimamente, para diminuir a discriminação e combater o preconceito que envolve os excluídos de todas as maneiras, em todas as partes do mundo.
4
ÍNDICE
Índice