trabalho do pacto andino 1
O Pacto Andino atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de 1969. A sede deste bloco econômico fica na cidade de Lima (capital do Peru). Foi criado por meio do acordo de Cartagena que visa acelerar o desenvolvimento dos países membros através da integração econômica e social.
Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países:
- Bolívia
- Peru
- Equador
- Colômbia
Observação: além dos países membros, existem cinco países associados (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).
Principais objetivos do Pacto Andino:
- Garantir a livre circulação de pessoas dos países membros sem a necessidade de apresentação de visto. Basta aos cidadãos apresentarem uma Carteira de Identidade do seu país.
- Possibilitar a integração econômica e cultural entre os países membros;
- Representar os interesses dos países membros em acordos com outros blocos econômicos ou organizações internacionais;
- Emissão do Passaporte Andino.
Estágio atual:
Atualmente o bloco se encontra no seu terceiro estágio, Zona Aduaneira, que consiste em abrir mercados interno e regulamentar o seu comércio de bens com nações externas, já funcionando como um bloco econômico em formação.
PACTO ANDINO
Origem do Pacto Andino;
Na tentativa de superar as dificuldades iniciais que marcaram a Alac, os governos da Bolívia, do Chile, da Colômbia , do Equador e do Peru, assinaram em 1969 o acordo de Cartagena, criando o Pacto Andino. A Venezuela adiriu em (1973-2006), integrou-se ao Mercosul em 2006, e o Chile se retirou em 1978. O Peru se afastou em 1994 e, em 1998 foi aceito na Apec.
Para mostrar a discordância em relações à associação anterior, o primeiro artigo do acordo estipulou que o objetivo e seria promover o desenvolvimento equilibrado e harmônico dos países membros, acelerando o crescimento mediante a integração econômica.
A integração era ainda mais ambiciosa porque previa uma política