TRABALHO DO BRUNO PLANEJAMENTO NOMEA O ELEI O E CONCURSO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CURSO DE PEDAGOGIA
SELEÇÃO DE GESTÃO/PLANEJAMENTO: NOMEAÇÃO, ELEIÇÃO, CONCURSO.
Volta Redonda 2015.
Trabalho elaborado pelas alunas Cremilda Monteiro, Fernanda Santos, Maria Aparecida Messias, do 5º período do Curso de Pedagogia, sob a orientação do Professor Bruno Augusto da Disciplina de Planejamento em Educação, como critério de nota do 2º bimestre.
OS TERMOS E SEUS SINIFICADOS
Nomeação: “Ato de atribuir um cargo a alguém efetuado por autoridade competente como o poder executivo”. Diz Vitor Paro que a nomeação por critério politico onde o secretario de Educação ou chefe do poder executivo escolhe o ocupante, para exercer o cargo de gestão de U.E é a pior alternativa, pois este foi escolhido por afinidades politica ao partido daquele determinado município e não por sua experiência em exercer a sua função nos termos de educação.
Ponto negativo – Tem um agravante a cada quatro (4) anos ele pode perder essa cargo e alguém melhor do que ele poderá ocupar o seu lugar. Demonstrando nessa ação que a nomeação é uma pratica de clientela. E educação não é isso, é algo que precisa ser levado a serio, não é um mero jogo, onde se coloca e move as peças para onde e quando quiser, onde as regras não são definidas, porque quem esta jogando não tem noção de regras, e muito menos se importa com isso. Quem é nomeado muitas das vezes não sabe do que uma escola precisa, pois o conhecimento técnico especifico para aquela área passou longe, e a pessoa que o nomeou também não se preocupa com esses detalhes, pois sua única preocupação é com a politica e com isso a educação sofre, pela incompetência e o descaso de muitos. Não vemos nesse termo nenhum ponto positivo.
Eleição: “Escolha de alguém para ocupar um cargo, um posto ou desempenhar determinada função; pleito preferencial; primazia, predileção”. O diretor é um líder politico no sentido amplo, não de luta