Minério Não ferroso - Bauxita
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
TRABALHO DE METALURGIA DOS NÃO FERROSOS
MINÉRIO DE ALUMÍNIO
RESENDE
2015
YAGO FARIAS - 12276170
ANA FLAVIA - 12476045
TRABALHO DE METALURGIA DOS NÃO FERROSOS
MINÉRIO DE ALUMÍNIO
RESENDE
2015
YAGO FARIAS - 12276170
ANA FLAVIA - 12476045
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - PREÇO DE MERCADO 5
3 - RESERVAS 6
3.1 - MUNDIAL 6
3.2 - NACIONAL 6
4 - TEMPO DE VIDA DESSE MINÉRIO 7
5 -REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 8
1 – INTRODUÇÃO
O alumínio é resultado de processos realizados na bauxita, uma rocha rica em óxido de alumínio que foi descoberta em 1821 por Berthier, na localidade de Les Baux, no sul da França. É produto do intemperismo e lixiviação de uma gama variável de rochas, ocorrendo geralmente em clima tropical ou subtropical, caracterizados por taxas de precipitação pluviométrica elevada. No Brasil essa rocha é extraída no norte do país, mais precisamente na Serra do Oriximiná, no Pará.
Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio). A Alumina possui fórmula Al2O3.
O Brasil é muito rico em Bauxita, possui a terceira maior reserva no mundo.
Refinaria:
Nesta etapa, a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e enviado à Redução.
Redução:
Esta última etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono. Vejamos como ocorre a reação de oxirredução:
1. A