Trabalho Diogo Completo
R: Em relação aos sistemas sociais, Emile Durkheim introduziu o conceito de solidariedade em duas propostas ao analisar a divisão social do trabalho: solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica, que utilizou para diferenciar dois principais tipos de sociedade. Aprendemos que em sociedades primitivas há uma consciência voltada para o coletivo, porque os indivíduos diferem pouco entre si e compartilham dos mesmos valores e sentimentos; ocorrendo a solidariedade mecânica. Enquanto a solidariedade orgânica esta que encontramos presente nas sociedades modernas e definitivamente mais complexas, se define pela divisão do trabalho.
2. O que são “fatos sociais”, na sociologia de Durkheim, e quais suas características básicas?
R: O fato social independe da vontade do individuo. É todo modo de fazer e agir que é comum na vida em sociedade e que ao mesmo tempo possui uma maneira própria. Daí que o individuo vivencia o fato social como uma realidade que lhe é apresentada e na qual ele está inserido mesmo que não faça uso dessas práticas. Por exemplo, as práticas religiosas e seus rituais onde a partir da rede oriunda da religiosidade do povo, somos instigados a conhecer e muitas vezes não podem rejeitar. Absorvemos algumas regras morais e praticamos aquela apresentada por nosso grupo familiar muitas vezes recebida através da educação. Durkheim entende este processo como uma forma de coerção
3- Uma das teses centrais da sociologia marxista é que a modernidade se caracteriza pelo capitalismo. O que significa, para Marx, capitalismo, e como ele pode explicar as dinâmicas das relações humanas no mundo moderno?
R: As