trabalho detecao remota
O presente trabalho a ser elaborado é da cadeira de detenção remota que visa abordar assuntos relacionados com a resolução, importância do pré- processamento de imagem de satélite para cada tipo de distorção, diferenças entre satélite meteorológico e de observação da terra e características de satélite landsat, Spot, NOAA. O presente trabalho ira ajudar a entender muito bem a matéria encima destacado.
1. Apresentação das vantagens e desvantagens de cada tipo de resolução
Resolução espacial: a resolução espacial é determinada pela capacidade do detector em distinguir objetos na superfície terrestre. Em geral, a resolução espacial de um detector é expressa em termos do seu campo instantâneo de visada ou IFOV ("instantaneous field of view"). O IFOV define a área do terreno focalizada a uma dada altitude pelo instrumento sensor. De uma forma simplificada, o IFOV representa o tamanho do pixel. A resolução geométrica de um detector é determinada pela resolução do ângulo sólido do IFOV, em mrad (milirad), e pela altitude do sistema sensor e é expressa em metros na superfície terreno. Como exemplo, um IFOV de 1 mrad (1 mrad = 0,057°) significa que o elemento de terreno abrangido pelo detector, numa altitude nadir de 1000 m, tem o tamanho de 1 m.
Resolução espectral: a resolução espectral é um conceito inerente às imagen multi-espectrais de sensoriamento remoto. É definida pelo número de bandas espectrais de um sistema sensor e pela amplitude do intervalo de comprimento de onda de cada banda. O sistema óptico (espelhos e lentes) decide em que partes do espectro o sensor será capaz de receber a radiação refletida ou emitida pela superfície terrestre e o tipo do detector é responsável pela sensibilidade e pelo intervalo espectral de cada banda. A quantização das medidas radiométricas torna-se possível quando o sensor carrega dados de referência internos e calibrados.
Resolução radiométrica: A resolução radiométrica é dada pelo número de valores digitais