Hospital das Clínicas
Orientadora: Gonçalves, S. E. da S.
E-mail: danillofs_gyn@hotmail.com; sesg@pop.com.br
Introdução
A Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas está comprometida com os resultados da assistência prestada ao paciente e não apenas com a provisão de produtos e serviços, pois o simples fato de atendê-los, não significa muito. O importante é o modo como são alcançados e a seriedade em seus cumprimentos. Então, objetivando esse compromisso, a farmácia deste hospital tem a função de promover o uso racional de medicamentos.
formulas não existentes no mercado, produtos estéreis e medicamentos em condições que garantam a correta utilização das especialidades farmacêuticas produzidas pela indústria farmacêutica.
Objetivo
Apresentar os Setores da Farmácia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás HC/UFG.
Metodologia
Farmácia Satélite do Pronto Socorro (FSPS)
A farmácia satélite, além de contar com uma equipe treinada em regime de plantão, atendendo 24 horas, é supervisionada diariamente por um farmacêutico. Desta forma, tornou-se possível uma maior racionalização e controle do estoque de medicamentos, uma vez que, com as farmácias funcionando na ponta do sistema de distribuição, só são retiradas as quantidades que realmente serão utilizadas pelos pacientes, evitando assim o desperdício e a formação de estoques desnecessários em cada setor.
Ilustração 2 – Boas práticas de preparo em antineoplásicos. (Hospital das Clínicas, 2009)
Central de Abastecimento Farmacêutico ( CAF)
A Central de Abastecimento Farmacêutico tem como objetivo básico garantir a correta conservação dos medicamentos, correlatos e outros materiais adquiridos, dentro de padrões e normas técnicas especificas, que venham assegurar a manutenção das características e qualidade necessárias à sua correta utilização.
Quantidade de Medicamentos nos Setores da Farmácia
15%
75%
20%
CAF
Dose Unitária
FSPS
Gráfico 1 – Quantidade de medicamentos de cada setor farmacêutico.