Trabalho Denis
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS, NOITE
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
PROFESSORA: DANIELA GALVÃO
ALUNO: DÊNIS GUIMARÃES LOPES
MATRICULA: 19012341
QUESTÕES
TERESINA – PI
25/08/2015
QUESTÕES – TEORIA DA CONTABILIDADE
1) Qual a preocupação principal e qual o objeto da contabilidade na Escola Contista?
R- Constituiu-se na primeira corrente de pensamento contábil. Seu surgimento está relacionado aos estudos feitos pelos primeiros expositores do Método de Partidas Dobradas. Os defensores dessa corrente, adotaram como idéia básica o mecanismo das contas, centrando sua preocupação no seu funcionamento, esquecendo-se que a conta é apenas conseqüência das operações que acontecem numa entidade, e que essas operações devem merecer a máxima atenção da contabilidade. Para os criadores da escola contista, a preocupação central da contabilidade era com o processo de escrituração e com as técnicas de registro através das contas. O objetivo das contas era sempre o de registrar uma dívida a receber ou a pagar, coincidindo com a origem do crédito nas relações comerciais.
2) O personalismo foi uma escola de pensamento contábil que surgiu em reação ao contismo, dando personalidade às contas para poder explicar as relações de direitos e obrigações. Explique a contribuição do personalismo ao estudo da análise patrimonial?
R- Para os estudiosos do personalismo as contas deveriam ser abertas a pessoas físicas e jurídicas e o dever e o haver representavam débitos e créditos das pessoas a quem as contas pertenciam. A contabilidade personalista tem por objeto o estudo e a relevação das relações jurídicas que, nas unidades econômicas, se estabelecem entre o proprietário e os agentes e correspondentes. Nesta teoria as contas representam pessoas, fundamenta-se no fato jurídico dos direitos e obrigações, no qual, direito é crédito, obrigação é débito, diminuição de direito é débito e diminuição de obrigação é crédito.
3) O pensamento