Projeto de Est gio Ensino Fundamental 1
Departamento de Pedagogia
Disciplina: Estágio Supervisionado
Professora: Evaldina Rodrigues
Acadêmica: Janette A. S. Kitayama
TEMA. O jogo e a Brincadeira no ensino de matemática.
Problema
Quais as possibilidades de aprendizagem das ordens do sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena) para crianças do 2ºano do Ensino Fundamental?
JUSTIFICATIVA.
Para obter a noção de quantidade (unidade, dezena, centena) as atividades que atribuem sentido e significado ao conhecimento de numero/quantidade são fundamentais. Assim como na alfabetização é necessário o conhecimento das letras, na matemática segundo Kalmykova 1991 é necessário ter noção de quantidade para entender os números.
Muitos estudantes a veem como uma matéria difícil comparando com outras disciplinas. Cabe aos professores reverter essa visão, com metodologias que facilite a aprendizagem dos alunos. No caso deste projeto foram elaboradas formas lúdicas como o jogo, a brincadeira e materiais concretos para deixar a aprendizagem mais prazerosa e divertida, segundo Kalmykova 1991 quando mais variáveis são os materiais concretos, por meio das quais ocorre a experiência palpáveis e visual, mais fácil ficará a abstração. Pretende-se por meio do jogo e da brincadeira proporcionar aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, uma maneira diferenciada de aprender matemática. Para a base teórica utilizaremos a Teoria Histórico Cultural de Vigotsky e Kalmykova com suas pesquisas relacionadas à aprendizagem utilizando o jogo e a brincadeira na atividade e desenvolvimento intelectual infantil. OBJETIVOS.
Desenvolver as capacidades psíquicas superiores tais como: atenção voluntária, memória, percepção, imaginação, escrita, etc.
Possibilitar nos alunos a aprendizagem da matemática por meio dos jogos e brincadeiras.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO. Vygotsky conceitua brincadeira como sendo uma atividade que