Trabalho decente
O tema Trabalho Decente, é importante para nós termos o conhecimento de o que realmente é um Trabalho Decente. Este tema merece uma atenção, pois tem a finalidade divulgar e ampliar as discussões acerta do termo Trabalho Decente, segundo estudos da OIT, tendo em vista a importância deste instituto pra a promoção do bem estar e garantia de vida digna aos trabalhadores.
2 DESENVOLVIMENTO
O trabalho decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Entende-se por trabalho decente um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. A promoção do trabalho decente é considerada uma prioridade política do governo brasileiro, assim como dos demais governos do continente americano.
Esta prioridade foi discutida e definida em 11 conferências e reuniões internacionais de grande relevância, realizadas entre setembro de 2003 e novembro de 2005. No Brasil, a promoção do trabalho decente passou, efetivamente, a ser um compromisso assumido pelo governo brasileiro a partir de junho de 2003, quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, assinaram o memorando de entendimento que prevê o estabelecimento de um programa especial de cooperação técnica para a promoção de uma Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD). Como resultado dessa iniciativa, o governo brasileiro, em consulta às organizações de empregadores e de trabalhadores e com a participação da OIT, elaborou a ANTD, lançada em maio de 2006 pelo ministro do Trabalho e Emprego durante a XVI Reunião Regional Americana da OIT, realizada em Brasília, a qual estabeleceu como prioridades: • gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; • erradicar o trabalho escravo e