Trabalho de ética
Tema - "Como fundar uma ética planetária." - Capítulo 2 do livro " Ethos Mundial - Um consenso mínimo entre os humanos", do autor Leonardo Boff. O texto de Boff explicita o verdadeiro significado e origem do termo ética e moral, em que os quais são definidos da seguinte forma:
Ética é o conjunto de princípios que as pessoas utilizam na hora de fazer e/ou falar algo, são os valores pessoais nos quais nós seres humanos nos baseamos e através deles criamos nossos conceitos e opiniões. A ética é construída pelo senso comum, através de normas e exemplos.
Moral é o conjunto de regras presentes em uma sociedade, é a prática da ética provida de um consenso, ou seja, através da concordância de diferentes éticas com o objetivo de melhorar o âmbito societário. O mundo como conhecemos hoje, foi constituído por uma sociedade que se embasou na ética e moral para criar um sistema organizado de convivência pacífica e harmônica. Através da ética e moral foram instituídas as leis, que é o código que rege determinada cultura. No texto Leonardo cita a natureza como uma das correntes da ética com valor universal, ou seja, o mundo inteiro num mesmo consenso de valores éticos e morais relacionados a um tema. Leonardo nos leva a refletir sobre um conceito de universalização da ética e moral relacionado não somente á natureza, e nos remete a uma análise com a seguinte questão: Quais são as correntes que pretendem universalizar um discurso ético e moral globalmente válido? " e baseando-se nesta questão automaticamente nos deparamos com uma nova questão: "É possível criar uma discurso ético e moral globalmente válido?" . Estamos envoltos de culturas diversas, e a cultura envolve toda a moral de uma sociedade, assim como: economia, política, religião, educação, etc. Trazendo todos esses tópicos para a questão de Boff podemos afirmar que é algo muito difícil. Ao analisar o texto, podemos perceber que uma das correntes que é a natureza levou séculos para ser dada como