Trabalho de ética
Muitas vezes deixamos de ser ético, correto ou simplesmente nos amedrontamos quando temos que defender as nossas crenças. Isso acontecer porque não reconhecemos a importância nos nossos próprios valores, o peso que ele exerce em nosso cotidiano.
Etapa 1 – Introdução a Ética
Passo 1 - Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
Muitas vezes é através da ética que o gestor conduz a organização, mas depende muito de cada gestor, ou seja, de cada pessoa que está no controle. Pode-se dizer que a ética é de cada pessoa, pois cada individuo possuem os seus valores e crenças, mas pode-se dizer também que existe ética empresarial. Segundo Matos (2012, p. 2) ética é fundamento da sociedade. A partir do momento que a organização está disposta a fazer algum tipo de seleção de pessoal, a mesma tem que deixar bem claro a missão, visão e valores da empresa, afim que desde o começo do processo pode-se verificar se a pessoa se encaixa ou não nos valores da empresa, no que ela está procurando para suprir determinadas necessidades. Uma boa empresa que se prese, que cuida da sua imagem no mercado, se preocupa com a ética da organização, através os valores da empresa consegue-se visualizar a importância que a mesma exerce encima dela. O conhecimento está atrelado na maioria das vezes ao sucesso de uma organização, o quanto a empresa se organiza para atingir os seus resultados, conforme foi proposto pela mesma na criação dos seus procedimentos e normas. Líderes, gestores, gerentes e administradores sem o conhecimento devido para comandar e controlar uma empresa, a mesma está destinada ao fracasso. Não é apenas o conhecimento que envolve o Capital Humano, mas também visão de mundo, crenças, valores, habilidades nas tarefas e nas resoluções de problemas, competências,