Trabalho De R Dio
As Radio novelas surgiram no Brasil pouco após o surgimento do rádio basicamente utilizavam se de obras literárias que eram adaptadas e dramatizadas através deste novo meio de comunicação.
No dia 12 de julho de 1941, às 10h30, foi transmitida a primeira radionovela o no país, com a adaptação de Gilberto Martins, o programa Em Busca da Felicidade foi transmitida através da Radio Nacional do Rio de Janeiro, onde ficou ao ar por quase 3 anos.
Geralmente as tramas eram adaptações de radio novelas internacionais, principalmente as cubanas, onde um dos maiores sucessos de todos os tempos foi O direito de Nascer (1951).
Futuramente com o surgimento da TV e a migração de verbas publicitárias para o novo meio de comunicação que agora alem de ser escutado podia ser visto, as radio novelas perderam seu espaço.
Paulo Gracindo, Isis de Oliveira e Félix Gagné: atores e autor de O Direito de Nascer. Foto: Divulgação.
A Publicidade no Rádio Brasileiro.
A publicidade pelo rádio aconteceu logo após o presidente Getulio Vargas ter autorizado e regulamentado a propaganda por este meio. Sem grandes produções elas se limitavam apenas ao locutor falando os nomes das empresas patrocinadoras ou a leitura das propagandas veiculadas em mídias impressas.
Radio jornalismo
Nos primórdios do radio, as noticias assim como a propaganda publicitária eram retiradas das versões impressas e apenas lidas, sem nenhuma adaptação. Neste período quem foi o pioneiro foi Roquette Pinto com seu programa Jornal da Manha.
No inicio dos anos 30 a radio Record se destacou por introduzir uma programação política, com políticos que davam palestras culturais e instrutivas.
Em 1935 foi criado pelo então presidente Getulio Vargas o programa a hora do Brasil, onde apresentava conteúdo que visava apresentar os principais acontecimentos da vida nacional.
No dia 28 de agosto 1941 na radio nacional do rio de janeiro estreou o principal programa jornalístico da época o Repórter Esso, onde eram