Trabalho De F Sica
Dennys Ramos Paez
Nº: 09 Série: 1°E
Carapicuíba, novembro 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÂO 02
2 DESENVOLVIMENTO 03
2.1 Galileu Galilei 03
2.2 O heliocentrismo 03
2.2.1 Desenvolvimento dos estudos heliocêntricos 03
2.2.2 Discussões religiosas 04
2.2.3 Lei da inércia 04
2.2.4 Princípios da relatividade 05
2.2 George Anthony Gamow 05
2.3.1 A teoria do Big Bang 06
3 CONCLUSÂO 08
4 REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÂO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Galileu Galilei
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
2.2 O heliocentrismo
Em astronomia, heliocentrismo é a teoria que o Sol está estacionário no centro do universo. Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro. Apesar das discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem da antiguidade clássica, somente 1800 anos mais tarde, no século XVI, que o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico apresentou um modelo matemático preditivo completo de um sistema heliocêntrico, que mais tarde foi elaborado e expandido por Johannes Kepler.
2.2.1 Desenvolvimento dos estudos heliocêntricos
Em 1609, em uma de suas frequentes viagens a Veneza com seu amigo Paulo Sarpi ouviu rumores sobre a "trompa holandesa", um telescópio que foi oferecido por alto preço ao doge de