Recursos H Dricos
A água é um elemento essencial para a existência de todos os tipos de vidas existentes no nosso planeta. A Terra é o único planeta do Sistema Solar que possui esse recurso em seus três estados, qual sejam, sólido, líquido e gasoso.
O ciclo hidrológico ocorre por alguns componentes, que são: precipitação, que é a chegada da água na terra pela atmosfera em sua forma líquida (chuva) ou sólida (gelo ou neve); evaporação, que é a transformação da água líquida em vapor, que se acumula novamente na atmosfera; transpiração, que é a perda de água pelas plantas; infiltração, que é a absorção da água pelo solo; percolação, que é a infiltração da água no solo e nas formações rochosas, até alcançar os lençóis freáticos e drenagem, que é o movimento das águas da superfície durante a precipitação.
O aquecimento global está alterando a velocidade desse ciclo, o que faz que em alguns lugares chova muito, ocorrendo alagamentos de grande proporção e em alguns lugares ocorra secas.
A disposição da água se dá seguinte maneira: 97,5% da água é salgada e 2,5% de água doce. Desta água, 68,9% estão nas calotas polares e geleiras, 29,9% no subsolo, 0,3% nos rios e lagos e 0,9% em outros reservatórios. Atualmente, no mundo, perto de 70% da água “consumível” é utilizada para a agricultura, 22% para as indústrias e 8% para residências. No Brasil, 62% da água é destinada à agricultura, 20% ao abastecimento doméstico e 18% à indústria. Porém, a maior parte dessa água é desperdiçada.
O Brasil possui entre e 12 e 16% da água de todo o planeta, tendo em seu território, por exemplo, o aquífero Guarani (água subterrânea), Rio São Francisco, Rio Paraná a Bacia Amazônica, dentre outros, além de ter condições climáticas adequadas que permitem o abastecimento através das chuvas. Porém, tais recursos estão ameaçados por vários fatores socioeconômicos, devido à falta de água por todo o mundo.
Poluição e Doenças
Hoje, no mundo, grande parte da água potável está contaminada por