Trabalho de f sica pronto
O presente trabalho é sobre Momento Linear, Colisões e Impulso, e Conservação de Momento. O objetivo do trabalho é passar o sifinificado do momento linear de uma partícula e como o impulso da força resultante que atua sobre uma parícula causa variação no momento linear, as condições que determinam que o momento total de um sistema de partículas seja constante. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
Momento linear
O momento linear de uma partícula é uma grandeza vetorial definida através da equação: (Momento linear de uma partícula).O momento linear de um corpo é o produto da massa pela velocidade, ( O adjetivo linear é freqüentemente omitido, mas serve para distinguir do momento angular. Como m é sempre uma grandeza escalar positiva, mostra que e tem a mesma orientação. De acordo com a unidade de momento do SI é o quilograma-metro por segundo( ).
Newton expressou sua segunda lei originalmente em termos do momento.
A taxa de variação com o tempo do momento de uma partícula é igual à força resultante que atua sobre a partícula e tem a mesma orientação que essa força. Em forma de equação:.
A equação afirma que a força resultante aplicada a uma partícula faz variar o momento linear da partícula. Na verdade, o momento linear só pode mudar se a partícula estiver sujeita a uma força. Se não existe nenhuma força, não pode mudar.
Substituindo na equação, pelo seu valor, dado pela equação obtemos, para uma massa constante:.Assim, as relações e são expressões equivalentes da segunda lei de Newton para uma partícula.
Colisão
Em uma colisão, dois corpos se aproximam e interagem fortemente durante um curto intervalo de tempo. Durante esse breve intervalo de duração da colisão quaisquer forças externas atuantes sobre os corpos são consideradas como muito menores do que as forças de interação entre os corpos. Assim, durante a colisão as únicas forças realmente importantes que atuam sobre o sistema de dois corpos são