Trabalho De F Sica Movimento Translacional
INTRODUÇÃO 1
MOVIMENTO TRANSLACIONAL DOS CORPOS. CORPO PONTUAL 2
POSIÇÃO DE UM CORPO PONTUAL NOS ESPAÇO 3
DESLOCAMENTO DE UM CORPO. DEFINIÇÃO DE TRAJECTÓRIA. TIPOS DE TRAJECTÓRIA 4
MOVIMENTO RECTILÍNEO UNIFORME (MRU) 5
VELOCIDADE 5
UNIDADES DA VELOCIDADE 6
MOVIMENTO RECTILÍNEO NÃO UNIFORME (MRNU) 7
VELOCIDADE MÉDIA 7
RAPIDEZ MÉDIA 8
VELOCIDADE INSTANTÂNEA 8
MOVIMENTO RECTILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) 8
ACELERAÇÃO 8
CONCLUSÃO 9
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 10
INTRODUÇÃO
A Física, em conjunto com outras ciências materiais, estuda as propriedades objectivas do mundo material que nos rodeia.
O ar, a água, os corpos celestes, as plantas, os animais, em resumo, tudo o que nos rodeia, constitui o mundo, a Natureza.
Matéria é tudo o que, actuando sobre os nossos órgãos sensoriais, produz impressões.
Neste trabalho vamos debruçar sobre uma das propriedades mais importantes da matéria é o seu movimento. Com efeito à nossa volta vemos uns corpos em movimento e outros não. O edifício da escola parece-nos igual ao que era ontem; os móveis em nossa casa, as árvores, as estrelas e tantos outros objectos parecem-nos fixos. Em todos estes casos, esta invariabilidade é aparente. Na realidade, tudo o que nos rodeia está em constante movimento. Na Natureza não há um só corpo que não sofra transformações.
MOVIMENTO TRANSLACIONAL DOS CORPOS. CORPO PONTUAL
Denomina-se movimento translacional ou movimento de translação, àquele movimento em que todos os pontos do corpo percorrem distâncias idênticas e descrevem trajectórias paralelas idênticas.
Ex: o movimento de uma gaveta que se abre, o movimento de uma caixa que desliza por um plano inclinado ou de uma mala que levantamos do chão.
Para estudar o movimento translacional dos corpos, quer dizer, a sua mudança de posição no espaço, não é necessário determinar a posição de cada uma das partículas do corpo nos casos em que as suas dimensões são muito pequenas em relação à distância entre ele e os outros