Pedro Trabalho Academico 2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PROJETO NA DIMENSÃO POLITICA 4
2.2 PROJETO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA 5
2.3 A IMPORTANCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO As Instituições de ensino tem objetivos a alcançar, metas a serem cumpridas e ambições a serem realizadas. Essas aspirações, assim como os meios para atingi-las, é o que dá sentido ao projeto político-pedagógico mais conhecido como PPP. Segundo Padilha (2001), Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo; Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir; Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
A junção dessas dimensões, que vai indicar a direção que a escola seguirá, não somente para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele não deve deixar dúvidas, tem que ser completo o suficiente e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Segundo os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos: Missão, Clientela, Dados sobre a aprendizagem, Relação com as famílias, Recursos, Diretrizes pedagógicas e Planos de ação.
2 DESENVOLVIMENTO
O Projeto Político Pedagógico desenvolve a função de elaboração de ações pedagógicas com intuito de solucionar os problemas referente a aprendizagem detectados na instituição de ensino, com a participação de todos nesta construção, objetivando de forma democrática, uma melhoria da qualidade do ensino, onde a coletividade é responsável pela consolidação e desenvolvimento das ações propostas no projeto.
O projeto político pedagógico, ao nosso ver, passa a ser o único