Trabalho De F
Neste trabalho trataremos de relatar sobre o gerador de Van de Graaff, seu conceito, sua formação e ainda relataremos como montar um mini gerador de Van de Graaff, indicaremos oque foi usado e como funciona.
Gerador de Van de Graaff
Um gerador eletrostático é um equipamento capaz de gerar cargas elétricas estáticas, e que teve importante papel no desenvolvimento da ciência, permitindo isolar quantidades significativas de cargas elétricas, tornando possível o estudo de suas propriedades. A eletrostática é o ramo da física dedicado ao estudo das cargas elétricas em repouso.
São três as formas de carregar estaticamente um corpo: através do atrito, do contato direto entre um corpo não eletrizado e outro eletrizado e finalmente, por meio de indução, feito pela aproximação de um corpo eletrizado que induz ou orienta as cargas de um corpo não eletrizado.
O gerador eletrostático pode fazer uso de qualquer dos princípios mencionados, porém o mais comum é a utilização dos dois primeiros, gerando as cargas por transformação de energia mecânica por meio do atrito em energia elétrica e fornecendo essa energia por contato direto.
O Gerador Van de Graaff foi projetado e construído pelo engenheiro americano, Robert Jemison Van de Graaff (1901 – 1967) que se dedicou ao estudo e a pesquisa de Física. Atômica no Instituto Tecnológico de Massachusetts.
Em 1931 o Gerador Eletrostático de Alta Voltagem já era usado para acelerar partículas, indispensável para desvendar a constituição do átomo.
A máquina de Van de Graaff tinha bolas de alumínio com 4,5 metros de diâmetro e produzia tensão de aproximadamente dois milhões de volt e foram montadas em trilhos para facilitar os respectivos deslocamentos.
Os aceleradores Van de Graaff sofreram desenvolvimento tecnológico dando lugares ao hoje conhecido como “aceleradores Pelletron”.
O gerador é um dispositivo que, ao armazenar cargas elétricas no seu terminal esférico, pode gerar alta tensão (cerca de