Trabalho de F sica energia mec nica
ALINE GRAZIELLI DA SILVA ROCHA
EDILAINE SANTOS ABREU
ELAINE SOUZA
ELISÂNGELA BRANDO LOPES SILVA
ROBERTA KELLY GALDEANO FERNANDES
WILLIAM DE PAULA VIANA
Física 2 - Energia
Produção de Energia
Área: Engenharia de Produção
Profº Alexandre
1. INTRODUÇÃO
O conceito de energia foi fundamental para o crescimento da ciência, em particular, da física. Sabe-se que é possível transformar qualquer tipo de energia em outra, mas, é impossível “criar” ou “gastar” energia em sentido literal. É possível também transferir energia de um corpo para outro, como por exemplo, o Sol nos transfere parte de sua energia sob a forma de luz.
O princípio geral da conservação de energia diz que a energia total de um sistema isolado é sempre constante. Quando mencionamos a palavra isolado, estamos querendo dizer que o sistema não interage com outros sistemas, pois interações entre sistemas costumam ser efetuadas por meio de troca de energia entre eles (TIPLER, 2006).
A energia mecânica de um sistema no qual agem somente forças conservativas (forças que não modificam a energia mecânica do sistema) não se altera com o passar do tempo. Nesse caso, podemos dizer que a soma das energias cinética e potencial é constante seja qual for o intervalo de tempo.
2. Energia Mecânica
Definir o conceito de energia é um pouco difícil, mas definir um determinado tipo de energia é um tópico mais fácil. Vamos definir o que é energia mecânica e os seus tipos de classificação.
Sempre que tivermos um objeto em constante movimento ou com a possibilidade de vir a realizar um movimento teremos associada uma certa quantia de energia. Temos dois tipos de energia: cinética e potencial. A energia mecânica é dada pela soma desses dois tipos de energia:
Um princípio importante para ser lembrado é que quando tratamos da energia mecânica, é a teoria da conservação das massas, de Lavoisier, que diz que em nenhum sistema, físico ou químico é capaz de criar ou eliminar matéria. A