Trabalho De A O Revis O 02
Graduação em Engenharia Civil
AÇO UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL : BRASIL
Belo Horizonte
2015
Introdução
Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade.
O Brasil é o maior produtor mundial de minério de ferro, mas apenas o oitavo maior produtor de aço. E essa diferença se deve ao pequeno uso do aço no dia-a-dia do brasileiro, quando comparado com a sua utilização nos Estados Unidos e nos países da Europa. Reverter essa diferença, mesmo com atraso de alguns anos, é um caminho que começamos a trilhar não faz muito tempo.
As características de homogeneidade, tenacidade e resistência do aço o inserem como material de construção, buscando resolver a questão mais básica da engenharia: executar o melhor projeto pelo menor custo. Nesse contexto, o aço encontra lugar em várias situações dentro da obra, seja na estrutura metálica, nas janelas, nas portas, no piso, na cobertura ou nas próprias paredes. A estrutura metálica pode ser utilizada em grandes construções (pontes, viadutos, shopping centers e edifícios), médias (pequenos edifícios, silos, galpões, passarelas e aviários) e pequenas (casas, telhados, quiosques, escadas e postos de gasolina), além de acessórios de construção (defensas de estradas, postes, portas e janelas).
Atualmente, são fabricados pelas siderúrgicas, aços com maior resistência mecânica, maior resistência à corrosão atmosférica e melhor aderência à pintura como por exemplo o aço Corten. Este desenvolvimento da tecnologia do material, juntamente com o desenvolvimento da tecnologia de construção em aço, faz da estrutura metálica uma opção competitiva em relação a outros processos construtivos. Hoje, sua aplicação extrapola a utilização em empreendimentos como shopping centers, supermercados e