Trabalho de técnicas de negociação
PRIMEIRO CENÁRIO: a) Clima social para a negociação 1) Espírito aberto, receptivo e integrador; 2) A negociação como atitude permanente; uma postura essencialmente proativa (e não a atitude habitualmente reativa, motivadora de tensão e conflita).
Sem comunicação não há negociação, como igualmente não há administração. Comunicação é o processo pelo qual uma idéia é transmitida de uma fonte para um receptor, com a intenção de modificar seu comportamento. Importa na compreensão do relacionamento símbolo-significado, bem como no processo de feedback, seja ele positivo ou negativo.
Exemplo: O funcionário de uma empresa em certo momento sente necessidade e de um pedido de aumento, ele tem sido um funcionário exemplar e chega ao seu chefe com uma postura amigável expondo seus motivos e necessidades, já pensou previamente porque merece tal aumento. O chefe ciente do progresso de seu funcionário na empresa conversa de forma receptiva aos argumentos do funcionário chegando a um acordo de qual valor seria adequado para não pesar no balanço da empresa e alcançar a expectativa.
b) Cultura das organizações 1) Definição clara da filosofia empresarial; 2) Explicitação das políticas que conduzam à democracia do trabalho.
A responsabilidade e experiência que se adquiri durante a jornada de um bom profissional dentro de uma empresa, não podem ser confundidas com acumulação de tarefas a ser exercidas por ele. Muitas vezes as empresas agem de má fé ao ver um profissional dedicado e responsável para com suas atividades, atribuindo a ele mais funções do que deveria. Temos que atentar para o fato de que ser pró-ativo não corresponde a fazer o serviço dos outros, mais antecipar-se a problemas, pensar o melhor plano e auxiliar onde se tem dificuldade. Ainda assim devemos saber que o profissional que carrega sobre si uma grande