Administracao
1-Qual a principal dificuldade de uma empresa ao implementar um sistema tradicional de remuneração?
No sistema tradicional de remuneração a maior dificuldade é a ausência de um instrumento realmente objetivo de mensuração que satisfaça a todos e que meça o quanto vale um trabalho em termos monetários. Apesar das mudanças a maioria remunera pelo conjunto de tarefas atribuídas ao colaborador, tendo como desvantagens o trabalho sem motivação. Assim apresentando algumas características com alto potencial para o fracasso:
• Inflexibilidade: as empresas recebem um tratamento padronizado, independente das características próprias e específicas.
• Visão Limitada da Realidade: o organograma da estrutura organizacional estabelecido não representa a situação atual, bem como os procedimentos e normas internas. Sendo assim, há uma visão limitada da realidade organizacional, o que pode causar prejuízos nos planejamentos e decisões.
• Conservadorismo: a estrutura organizacional mantida é extremamente burocrática, privilegiando muitos níveis hierárquicos, morosidade na comunicação interna e aumento dos processos críticos.
• Metodologia desatualizada: a implantação e/ou administração dos sistemas tradicionais de remuneração são trabalhosos, inflexíveis e morosos.
• Falta de Sincronismo: empresas que adotam conceitos modernos em geral têm dificuldades para aceitar os sistemas tradicionais de remuneração, que podem representar uma barreira à evolução do processo de mudança. • Divergências: há dificuldades na convergência dos esforços para objetivos comuns em função da falta de visão futurista e orientação estratégica da organização, no que tange os conceitos praticados pelos sistemas de remuneração tradicionais.
2-Quais são os componentes da remuneração total?
Remuneração Básica: Salário Mensal ou salário por hora
Incentivos Salariais: Bônus, Participação nos Resultados etc.
Benefícios: Seguro de vida, Seguro Saúde, Refeições subsidiadas, etc.