Trabalho De Trio Sa De Coletiva
DENISE MENDONÇA DA COSTA
JÉSSICA MATTJIE
LUARA LESSA DA TRINDADE
O HUMANIZA SUS: POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH)
MARINGÁ
2015
DENISE MENDONÇA DA COSTA
JÉSSICA MATTJIE LUARA LESSA DA TRINDADE
O HUMANIZA SUS: POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH)
Trabalho do componente curricular de saúde coletiva, ministrado pelo prof(a). Valquiria, apresentado ao Curso de Psicologia da FAMMA - Faculdade Metropolitana de Maringá, como requisito para obtenção de nota parcial referente ao 3º semestre.
MARINGÁ
2015
O Marco Teórico
O marco teórico politico após duas décadas da implantação do sistema SUS, se podem verificar diversos avanços como a descentralização e regionalização da atenção e da gestão de saúde, com ampliação dos níveis de equidade, integralidade e universalidade, podendo identificar também problemas de varias ordens como a fragmentação dos processos de trabalho, desgaste das relações profissionais, desgaste com os usuários do serviço de saúde e trabalho em equipe fragilizado.
Portanto, para a criação de uma politica de qualificação do SUS, a humanização deve ser vista com uma das dimensões fundamentais, não podendo ser entendida como apenas um programa a mais a ser aplicado aos diversos serviços da saúde, mas como uma politica que opere transversalmente em toda a rede SUS. Condutas, risco que podem tornar a humanização como mais um programa: aprofundamento de relações verticais com estabelecimento de normativas operacionais de efetuação burocrática, descontextualizada, ações pautadas em índices a serem cumpridas e metas alcançadas, independente de sua resolutividade e qualidade.
Com isso, é necessário adotar a humanização como diretriz Politica transversal, entendida como princípios e diretrizes que se traduzem em ações nas diversas práticas de saúde e esferas dos sistemas, caracterizando uma construção coletiva. A humanização deve caminhar para se construir como