trabalho de tração
DE TRAÇÃO
ENSAIO DE TRAÇÃO
Os materiais possuem diferentes propriedades e isso atribui aos mesmos diferentes características de comportamento, de acordo com as forças que interagem. Determinar qual material deve ser usado e com qual finalidade implica no custo de produção, manutenção, vida útil do produto, entre outros aspectos.
As propriedades mecânicas, físicas e químicas são as principais que atendem ao interesse da engenharia. Essas propriedades são avaliadas através de diferentes testes.
O ensaio de tração é um método que geralmente é fraturada ou deformada permanentemente a peça, tornando essa inutilizável. Esse teste consiste em aplicar uma carga fazendo tensão até que o material se deforme ou frature.
O ensaio mecânico assim como o ensaio de tração tem como principal finalidade determinar a qualidade do material e consequentemente a qualidade do produto.
Uma maquina de ensaio tração efetua medidas de tensão em função da deformação, dentro do limite do fundo de escala definido pelo operador, essas medidas são captadas por um sensor com conversor A/D de 8 bits, ou seja captura 256 pontos do sinal. Essa conversão é apresentada de 0 até o fundo de escala(que é máximo de tensão definida pelo operador caso ultrapasse essa marca será apresentado o valor máximo que foi definido como fundo de escala). A unidade de grandeza da tensão é Mpa(Megapascal).
Maquina de ensaio universal A máquina aplica uma força de modulo F, na mesma direção e em sentidos opostos. Essa tensão (σ grandeza física), é a força que atua em uma área.
Quando esta força é aplicada na direção do eixo longitudinal, dizemos que se trata de uma força axial. Ao mesmo tempo, a força axial é perpendicular à seção transversal do corpo. A aplicação de uma força axial de tração num corpo preso produz uma deformação no corpo, isto é, um aumento no seu comprimento com diminuição da área da seção transversal.
Este aumento de comprimento recebe o nome