Trabalho De Tica F Bio
É necessário dizer sempre não a morte coletiva de espécies, pois é natural que morram indivíduos de determinadas espécies. Mas quando se trata de morte em massa ou extermínio a culpa deve ser atribuída ao homem que desmata, destrói os ecossistemas prejudicando o equilíbrio da vida. Lidar com estas questões requer conscientização, não bastam punições e política ambientais que podem ser seguidas ou não.
.
b. Devemos pensar globalmente e agir localmente?
Devemos pensar globalmente e agir localmente. Isso significa que pequenas atitudes, no dia a dia, fazem toda a diferença, a ideia de que todos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso do desequilíbrio ambiental é bem válida. Como na crise hídrica, todos contribuem com o desperdício de água, com o desmatamento e poluição da água. Aceitar a sua reponsabilidade na destruição do planeta, assim como, promover ações de sustentabilidade e´ fundamental na construção de uma cultura de convivência harmônica com a biosfera.
c. As necessidades das pessoas são as necessidades do planeta e as necessidades do planeta são as necessidades das pessoas?
Um terceiro princípio básico é que as necessidades da pessoa são as necessidades do planeta e as necessidades do planeta são as necessidades das pessoas. Tanto quanto qualquer ser humano, o planeta precisa de cuidados, de água, de nutrição, de respeito. Há uma relação de interdependência que precisa de cumplicidade fraterna entre os moradores da casa e a casa.
Por fim uma significativa expressão bíblica expressa a relação que precisa ser recuperada entre o ser humano e o cosmos: “tire as sandálias porque este lugar é santo”. Tirar as sandálias é muito mais do que ficar descalço. É despir-se do domínio, do poder, da soberba e render-se ao mistério e ao eterno. O ser humano, o último a chegar na evolução das espécies, não tem o direito de se apossar do planeta e submeter ele aos seus ilusórios caprichos. Isso, para os cristãos,