Trabalho de tga
Questão 1:
As organizações burocráticas são fundamentadas na racionalização total, entretanto há o problema do excesso do formalismo em toda sua extensão estrutural. Há extensas regras e normas para que divisão do trabalho seja funcionalmente especializada, para a hierarquia ser baseada na autoridade rigorosa e incontestável, além da comunicação ser de forma escrita e impessoal de modo que desde tarefas simples, até decisões importantes sejam pautadas pelo regulamento. Desse modo é feita a tentativa de sistematizar o comportamento do ser humano nas organizações evitando os problemas e atingindo os objetivos com eficiência.
A estrutura da burocracia é imóvel porque seus cargos são bem definidos e as respectivas responsabilidades e limites funcionais são intransponíveis. A hierarquia é fixa e a autoridade do superior é incontestável por seus subalternos. Toda rotina administrativa é padronizada e feita de maneira metódica para se atingir a previsibilidade do sistema. O critério de seleção e promoção dos funcionários obedece a regras específicas baseadas na competência técnica e na meritocracia.
Portanto não há espaço para flexibilidade de qualquer tipo, nem na forma de tratar os colaboradores ou de contratá-los, diferente de organizações como a IBM, cuja estrutura permite que haja muitos empregados com vínculos informais.
Isso ocorre porque há uma forma de divisão formal, com cargos e responsabilidades estabelecidas, mas livre do excesso de regras levando em conta o dinamismo e a versatilidade das relações humanas. Existe também certa informalidade na hora de contratar projetos específicos, que independem inclusive da presença do colaborador no ambiente físico e podem ser feitos via internet.
Questão 2:
Taylor e Fayol foram os precursores da administração como ciência. A Administração Científica de Taylor