TRABALHO DE TGA
Em um contexto histórico após a Revolução Industrial com o surgimento das primeiras indústrias e o início da competição já se via a necessidade da estratégia. Início do século XX Ford iniciou a produção em massa onde tudo era padronizado uma forma de estratégia que a princípio deu certo, ele só não contava que o ser humano é um ser complexo, onde o que é novo agora, amanhã se torna obsoleto. Na mudança do papel gerencial e inclusão da estratégia, Ford traçava sua estratégia por um planejamento formal, modo piramidal não delegava funções. Diante das necessidades humanas após a II guerra surgem os primeiros conceitos tradicionais de planejamento estratégico. Na década de 1960 surge a análise SWOT como ferramenta de diagnóstico empresarial com o modelo de Harvard. No decorrer da década de 70 o planejamento estratégico passou por uma fase de ouro onde alcançou seu extremo.
Mediante o contexto histórico e a atualidade pode ser concluído que o planejamento estratégico se faz indispensável em um mundo globalizado e totalmente competitivo.
Planejamento estratégico é o processo contínuo, de sistematização como maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessa decisão em confronto com as expectativas alimentadas. Peter Drucker - “Introdução à Administração”.
Biografia de Peter Drucker:
Peter Drucker (1909-2005) foi um escritor, professor e consultor administrativo austríaco. É considerado o maior expoente da administração. Foi um dos estudiosos que estabeleceu a administração como ciência.
Peter Ferdinand Drucker nasceu em 19 de novembro de 1909 em Viena-Austria, considerado o pai da administração moderna, Drucker obteve grande influência teórica como John Keynes e Joseph Schumpeter. Foi professor da Claremont Graduate Califórnia, EUA