Trabalho de teoria da administração
2.1- Abordagem Humanística
Com a crise de 29 onde ocorreu a quebra da bolsa de valores de Nova York, todas as teoria que estavam sendo aplicadas foram ao declínio, onde não conseguiram sustentar e explicar tais acontecimento.
Surgindo assim a abordagem Humanística que estudou o comportamento social e psicológico dos trabalhadores e tendo com isso um respeito maior por eles.
A Abordagem Humanística foi baseada na experiência de Hawthorne que realizou vário testes na linha de produção onde concluirão que certas mudanças como lanche, intervalo e carga horária influenciavam diretamente a produção. Com isso ficou comprovado que algumas características pessoais influenciavam diretamente a produção, como por exemplo, nível de sociabilidade, incentivo profissional, reconhecimento profissional e entre outros.
A abordagem humanística tem como principais características a compreensão de que os seres humanos não podem ser considerados pessoas de comportamento e conhecimento simples e mecânico, que as pessoas possuem necessidades e conhecimentos diferenciados de acordo com sua vida social e cultura e que todos precisam de segurança, afeto e auto- reconhecimento.
2.2- Abordagem Neoclássica
O surgimento da Abordagem Neoclássica deu-se no agrupamento de varias teorias que apareceram na década de 1950 e que se assemelham muito com a teoria clássica e cientifica.
Esta abordagem existe apenas no Brasil com a nomenclatura de neoclássica, pois foi criada pelo escrito chiavenatto para facilitar o aprendizado e a didática.
Com tudo a abordagem neoclássica foi um resgate a teoria clássica da administração atualizada para agrupar problemas atuais.
Tendo como principais características a ênfase na pratica da administração, administração como técnica social, ênfase nos objetivos e resultados e ênfase nos princípios gerais da gestão.
2.3- Abordagem Estruturalista
Criada na década de 50 para tentar conciliar a teoria clássica e a teoria das relações