Administração
Planejamento é um comportamento humano muito natural. Todos vivem planejando alguma coisa. O mesmo acontece com os administradores de empresas, eles estão sempre planejando algo para suas empresas.
O planejamento representa a primeira função administrativa, pois serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. É uma função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor forma possível com pouco custo e esforço. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.
Há três níveis de planejamento:
Planejamento Estratégico:
É o mais amplo e envolvente, abrange toda a organização como um sistema único e aberto.
É voltado para a eficácia da organização, ou seja, alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional.
O planejamento estratégico exige sete etapas:
– Determinação dos objetivos (Aonde queremos chegar?) ;
– Análise ambiental externa (O que há no ambiente?);
– Análise organizacional interna (O que temos na empresa?);
– Formulação de alternativas (O que fazer?);
– Elaboração do planejamento (Como fazer?);
– Implementação e execução (Como tornar realidade?);
– Avaliação dos resultados (Como estamos indo?).
Planejamento Tático:
É a função administrativa que determina antecipadamente, o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.
É elaborado em cada departamento ou unidade, no nivel intermediário da organização. É projetado para o médio prazo e está voltado para a coordenação e integração, ou seja, atividades internas da organização.
É um processo