Questionario
1-
Mitose Meiose
Prófase As células começam a se preparar para a divisão, ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Inicia-se o processo da divisão mitótica. Prófase I Centríolos condensados deslocam-se em direção aos pólos opostos formando o fuso acromático, emparelham existindo zonas de contato quiasma, através do crossing over fazem a troca genética, o núcleo desaparece.
Metáfase Começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero. Metáfase I Os cromossomos ficam agrupados na região equatorial da célula, associados às fibras do fuso;
Anáfase Os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vão para um lado e a outra metade vai para o outro. Anáfase I Encurtamento das fibras do fuso, deslocando os cromossomos homólogos para os pólos da célula, não há separação do centrômero (ponto de ligação das cromátides irmãs em um cromossomo).
Telófase A membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original. Telófase I Desespiralização dos cromossomos, retornando ao aspecto filamentoso, ocorre reaparecimento do nucléolo e da carioteca e divisão do citoplasma (citocinese), originando duas células haplóides.
Interfase É o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão, ela mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia.
Meiose II Prófase II Os cromossomos se condensam, o nucléolo e a carioteca desaparecem os centríolos duplicam e se dirigem para os pólos, formando o fuso acromático. Metáfase II Os