Estágio
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA:
PROFESSORA: SOLANGE AMARAL BRITO
ALUNA: MARIA DAS DORES DE CASTRO NUNES
IPIXUNA DO PARÁ
SETEMBRO/2001
O ESTÁGIO
Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
É uma prática de caráter pedagógico, que promove a aquisição de competências profissionais, desenvolve habilidades, hábitos e atitudes. Todo estágio é curricular, ou seja, deve contribuir com a sua formação profissional e pode ser obrigatório para a integralização do curso, ou não-obrigatório caracterizando-se como uma formação complementar.
INICIAÇÃO PROFISSIONAL
O estágio supervisionado proporciona o domínio de instrumentos teóricos e práticos necessários ao desempenho de suas funções. Especificamente busca-se, através dessa prática, favorecer a vivência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso, bem como, favorecer por meio da diversificação dos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos estagiários. Outros objetivos previstos nessa proposta são desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes ao exercício da docência e criar condições para que os estagiários atuem com maior segurança e visão crítica em seu campo de trabalho.
Será um passo importante ao estagiário poder se deparar com a realidade das questões sociais e, a partir deste contato, começar a preparar o seu futuro como profissional enquanto assistente social.
AS CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja