Trabalho teorias da administração
Padronização, Racionalização do trabalho e Ritmo. É a abordagem da Escola da Administração Científica, pois é o nome que recebeu por causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial.
A Escola da Administração Cientifica teve seu inicio no começo do século XX pelo engenheiro Frederick W. Taylor (1856- 1915), considerado o fundador da moderna TGA. Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Taylor construiu um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana; uma espécie de engenharia aplicada à administração. Ao buscar uma produtividade sempre maior, a Administração Científica concentrou-se na tecnologia de produção em massa, cujos princípios se apóiam em conceitos ligados ao estudo de tempos e movimentos. Características da ênfase nas tarefas são:
* Pragmatismo: ênfase na pratica e na aplicação no trabalho organizacional.
* Organização racional do trabalho por intermédio da analise e da racionalização do trabalho.
* Divisão do trabalho e especialização do operário.
* Desenho de cargos e tarefas.
* Utilização de princípios de administração à tarefa das pessoas, como receituário para o administrador.
* Incentivos salariais e prêmios de produção.
* Padronização.
* Abordagem prescritiva e normativa. TEORIA CLÁSSICA
A estrutura organizacional nasceu com Henri Fayol engenheiro Francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal. Principais características:
* Adoção de princípios gerais de administração como receituário para o administrador.
* Ênfase no processo administrativo de planejar,