Trabalho de teoria da administração
CAJURU - NAME
128701
RESPOSTAS
QUESTÕES:
01 – Qual o tipo de negócio inspirou Taiichi Ohno para criar o sistema Toyota de produção e por quê?
R. O que inspirou Taiichi Ohno foi o sistema de reabastecimento de prateleiras que ele viu nos supermercados, em viagem aos Estados Unidos. Um sistema que recebe o nome de “manufatura enxuta”, com a implantação desse sistema na Toyota, Taiichi aproveitou a linha de montagem contínua da Ford, porém, com a melhoria de redução dos desperdícios, estabelecendo também a produção puxada conforme a necessidade do cliente.
02 – Descreva a idéia da filosofia Just in time colocada neste estudo de caso.
R. Just In Time significa que cada processo deve ser suprido com os itens certos, no momento certo, na quantidade certa e no local certo. O objetivo do JIT é identificar, localizar e eliminar as perdas, garantindo um fluxo contínuo de produção. Assim, a qualidade na filosofia JIT significa fazer direito da primeira vez e quando alguma coisa dá errado, parar o processo imediatamente.
Esse processo se resume em fazer cada vez mais com menos (menor quantidade de equipamento, menor esforço humano, menor tempo e menor custo).
03 – O Kanban é uma ferramenta que está relacionada com os conceitos de JIT e a produção puxada. Explique a relação do Kanban com a produção puxada.
R. Pode-se dizer que o Kanban é apenas mais uma, dentre tantas outras, ferramenta para a redução e eliminação de desperdícios, assim como a produção puxada que contribui para que o processo atinja nível mais elevado de competitividade seguindo o conceito de produção e entrega na exata medida das necessidades do cliente (just in time).
04 – Quando o Sr. Ohno diz: “a parte mais difícil do sistema Toyota de produção é aprender a fazer os 100 itens, gastando o mínimo [...] Se a prioridade for dada apenas para a minimização dos gastos, podem se obter diversos resultados indesejáveis”. Por que os resultados indesejáveis podem ocorrer?