Trabalho de tenis
Para que a empresa possa ter total controle da qualidade dos seus produtos, é fundamental que ele seja rastreável. Que se saiba tudo sobre a sua vida.Se a empresa identifica sua matéria prima por lote, é claro que, se aparecer um problema em um lote, todo produto que utilizou aquele lote, deverá ser segregado. Se a empresa não identifica nem o lote da matéria prima, aparecendo um problema, toda a produção estará sob suspeita.
A ISO 9001:2008 no item 7.5.3 – Identificação e rastreabilidade, diz que quando apropriado, a organização deve identificar o produto ao longo de todo o processo produtivo.
Entenda por identificar o produto ao longo da realização do produto, não somente como identificar o produto final, mas também, cada uma das suas partes.
ISO 9001:2008 – 7.5.5. Preservação do produto Para atender aos requisitos do Cliente, a organização, além de realizar produtos de qualidade, devem garantir que eles cheguem bem no seu destino.
O item 7.5.5 – Preservação do produto, cobra da organização que mantenha seus produtos protegidos de qualquer coisa que possa danificá-lo agora ou no futuro. Com isso, a ISO 9001:2008, intenta garantir que um produto fabricado conforme os requisitos do Cliente, testado e aprovado, vão manter-se assim até o seu uso.
É claro que não são apenas os produtos acabados que devem ser resguardados e protegidos, as suas partes integrantes também, portanto, o cuidado deve ser em todo o processo produtivo, por exemplo: recebimento da matéria prima; inspeção de recebimento; transporte da matéria prima dentro da empresa; estocagem da matéria prima no almoxarifado; manuseio, transporte e armazenamento durante a fabricação; manuseio e transporte na inspeção e testes finais; armazenamento do produto acabado; separação e transporte do almoxarifado para a expedição; embalagem, paletização, e carregamento do caminhão; transporte e translado dos