Trabalho De Tecnologia
POLO BELO HORIZONTE
TRABALHO DA DISCIPLINA - TECNOLOGIA E SISTEMA ESTRUTURAIS II
UBERABA-MG
MARÇO-2015
UNIVERSIDADE DE UBERABA
POLO BELO HORIZONTE
DEFORMAÇÃO EM ESTRUTURA METÁLICA ENVOLVENDO TEMPERATURA
UBERABA-MG
MARÇO-2015
INTRODUÇÃO
A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.
Esses materiais já se tornaram corriqueiros no cotidiano, mas fabricá-los exige técnica que deve ser renovada de forma cíclica, por isso o investimento constante das siderúrgicas em pesquisa. O início e o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade. Dentro do processo de desenvolvimento iremos aprofundar a Lei de Hooke.
A Lei de Hooke é a aplicação da força comprimida ou distendida em qualquer material, que ao receber o esforço sofrerá com uma deformação que pode ser perceptiva ou não a olho humano. O exemplo mais claro da Lei Hooke é a mola, que recebendo a aplicação de força podemos perceber sua flexibilidade e partindo desse movimento podemos calcular o valor aplicado nessa mola, através da seguinte expressão
F=k Δ l
No SI, em newtons, em e em metros.
Como a mola é o exemplo mais usado para demostrar a aplicação da Lei de Hooke, podemos expressar essa aplicação assim :
A intensidade da Força elástica () é diretamente proporcional à deformação ().
Matematicamente, temos: ; ou vetorialmente: , onde é uma constante positiva denominada Constante Elástica da mola, com unidade no S.I. de . A Constante Elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. Quanto maior for a Constante Elástica da mola, maior será sua dureza.
É importante ressaltar que o sinal negativo observado na expressão vetorial da Lei de Hooke,