Trabalho De Tecnicas Psicoterapicas
1. Quais são os três princípios do Behaviorismo Radical que norteiam a origem da FAP? Comente sobre eles.
O Behaviorismo Radical tem como um princípio filosófico que o conhecimento é contextual, ou seja, é dependente da situação, tire algo de seu contexto e ele perderá o seu significado, ponha este algo em um novo contexto e ele significará outra coisa. Faz-se necessário analisar problemas, mentais ou de qualquer natureza, de forma contextual, e não isoladamente, pois até as experiências que são consideradas físicas, como a dor, é uma fração sensação e outra ideação temerosa, interpretações envolvidas por sensações.
Além da contextualização, o comportamento é compreendido de maneira não-mentalista. O behaviorismo radical explica as ações humanas através de comportamentos e não por entidades ou objetos dentro no cérebro. Baseia-se no “lembrar” e “pensar” e não na memória.
Por fim o ultimo princípio do behaviorismo é que o comportamento verbal, mesmo o mais suprimido, tem sua origem no ambiente. Justamente por isso, o processo de ensino utilizado por educadores deve, necessariamente, dispor de eventos diretamente “observáveis”.
Por meio dos princípios filosóficos expostos acima é possível explicar experiências humanas como o sentimento, a apreensão e a raiva. Eles tornam clara a interação entre o comportamento de um indivíduo e o ambiente natural. 2. Qual a diferença entre reforçamento natural e arbitrário? Quando aplica-los?
O reforçamento é uma maneira de tornar os efeitos do tratamento mais significativo. No sentido técnico refere-se a todas as consequências ou contingencias que afetam a força do comportamento.
Com o propósito de se atingir a meta de reforçar a resposta o mais prontamente possível, os analistas experimentais do comportamento, quando clinicando, usam procedimentos análogos ao usados, em laboratório, em experimentos operantes com animais (caixa de Skinner).
Muitos dos nossos comportamentos foram modelados por processos de