Trabalho de tecnicas de negociaçao
Em um mundo cada vez mais globalizado e influenciado pela tecnologia, ainda e sempre será crucial a participação dos seres humanos em constantes processos de negociação, sendo estes da vida cotidiana e profissional. Sem percebermos, lidamos com esta habilidade, quer queira desenvolvida ou não em nossas vidas e a mesma desenvolve um papel decisivo em nossa qualidade de vida e estabilidade, seja esta social, financeira, espiritual ou familiar etc.
Vários autores defendem diferentes doutrinas a respeito do assunto, mas todas seguem um único estado de coesão primordial, focadas na satisfação mútua entre duas ou mais partes envolvidas na resolução de um conflito ou acordo ganha-ganha, assim com relacionamentos duradouros alicerçados nos primórdios da ética. Alguns destes diferentes autores estão relacionados abaixo com suas respectivas definições do termo “negociação”, em ordem cronológica:
De acordo com Cohen (1980), o uso do poder e da informação é fundamental para influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”.
Nierenberg (1981), negociar afeta profundamente as relações humanas e podem construir relacionamentos benéficos e duradouros para todos os participantes.
Fisher e Ury (1985) defendem que negociar é um processo comunicativo bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.
Outros importantes protagonistas deste estudo, (que por sinal vem se desenvolvendo cada vez mais para fins administrativos e interpessoais) fazem menções de suas definições nesta mesma ordem cronológica até meados de 2001, como Scare e Martinelli (2001), defendendo que negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.
É de grande importância mencionar que os autores acima citados, assim como os demais integrantes desta mesma corrente cronológica, baseiam-se na Teoria Geral dos Sistemas,