Trabalho de tad
São tipos e estruturas de dados existem para serem usados pelo programa para acessar informações neles armazenadas, por meio de operações apropriadas do ponto de vista do programador. Muitas vezes é conveniente pensar nas estruturas de dados em termos das operações que elas suportam, e não da maneira como elas são implementadas. Uma estrutura de dados definida dessa forma é chamada de um Tipo Abstrato de Dados (TAD).
O TAD portanto estabelece o conceito de tipo de dado divorciado da sua representação, e é definido como um modelo matemático em uma for de par como (v,o) em que :
- v é um conjunto de valores.
- O é o conjunto de operações realizadas sobre esses valores.
Ex.: tipo real
- v = R
- o = {+, -, *, /, =, <, >, <=, >=}.
O tipo de dados abstrato é onde o programador pode ter o beneficio de definir seus proprios tipos de dados. TAD é uma coleçao bem definidada de dados a serem armazenados, em um grupo de operadores a serem manipulados, operados esses dados.
Para definir ou manipular um tipo de dado abstrato, o programador pensa numa primeira fase , no objeto, e na organizaçao que seus dados precisam ter para atender a demanda na aplicaçao. Somente numa segunda fase é definido como sera implentado essa estrutura. Esse tipo abstrato de dados possui dois componentes : uma organizaçao de dados, e um conjunto de operaçoes realizadas sobre eles.
A ideia central é encapsular (esconder) de quem usa um determinado tipo e a forma concreta como esse dado foi implementado.
A especificação do TAD descrevem quais dados podem ser armazenados, e o que é possível fazer com esses dados através dos operadores do TAD. Os operadores do TAD implementam regras bem definidas para manipular os dados dos valores armazenados. Os valores armazenados devem ser exclusivamente manipulados pelos operadores pelo TAD. As especificações do TAD não descreve como é ou como isso será implementado pelo programa, ou seja, um tipo de dados