trabalho de sumo
Começamos com o aquecimento do sumo dos membros superiores :braços , fazendo repetições de movimento de elevação lateral e frontal repetições de 20 , tronco com balanço e rotações de tórax e quadril .
Depois vamos para os aquecimento da modalidade propriamente dito 1° tekubi – ashikubi: que é o aquecimento dos pulsos e tornozelos , fazendo rotações simultâneas.
Aquecimento membros inferior:
2° Shiko é o exercício fundamental do sumô, shiko trabalha trẽs pontos importantes no sumo: o equilíbrio , força e flexibilidade .
Execução: shiko o aluno parte da base com uma elevação lateral da perna com a outra estabilizada e plantada no solo a perna que esta elevada quando chega no alcance de 90° faz uma pequena isometria , descendo devagar projetando-se ao solo novamente , o movimento é unilateral com repetições em aquecimento de 50 vezes para cada lado .
3° koshiwari : os alunos iram afastar as pernas lateralmente um pouco mais que a largura do ombro, deveram flexionar os joelhos e abaixar em cima do quadril como quem fosse realizar um agachamento , quando chegarem a um ângulo de 90° , eles iram realizar pequenos movimentos de agachamento de 50 a 100 repetições . A base do koshiwari é a base primordial do sumô . Algumas variações de extensão do joelhos e com saltos pode ser realizadas nesse aquecimento dos membros inferiores .
Parte principal:
Golpes mais utilizados do sumo: hatakikomi , tsuridashi e uwatenage .
1°Hatakikomi: se esquivar do adversário de modo o coloque no chão o ele saia do doyko , utilizando a força do adversário para seu beneficio de golpe .
2°Tsuridashi : carregar o oponente pela tanga até tira-lo fora do circulo (doyko) , nesse golpe o aplicador tem que utilizar o máximo da sua força pois tem que carregar o seu oponente para fora do doyko . Aspecto fisiológicos e biomecânicos atpcp máximo com glicolitico .
3°Uwatenage: jogar o oponente por cima do ombro usando o método de alavancas