dgsdfgghjggnfgbdf

529 palavras 3 páginas
MATERIAL E MÉTODOS

Inicialmente, foram amostrados os trechos mais expressivos nos arenitos de praia, isto é, com melhor representação nas estruturas e perfis de maior altitude. Assim, foram coletadas 32 amostras, das quais 27 foram selecionadas para confecção de lâminas delgadas impregnadas para observação em microscópio petrográfico. A confecção das lâminas ocorreu no Laboratório de Laminação da UFRN.

A microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi utilizada com objetivo de observar detalhadamente a morfologia dos cristais e relações texturais do cimento carbonático. Assim, foram selecionadas 8 amostras, nas quais foram registradas, em fotografia, os tipos de cimento. Também foram selecionadas quatro amostras de conchas de bivalves com o objetivo de detectar a composição de aragonita e sua textura. As observações foram realizadas no Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura do Instituto de Geociências da Universidade de Kiel, Alemanha. O equipamento utilizado foi o modelo CanScan CS-44.

O sistema de detecção de energia dispersiva de raios X (EDX) permitiu a identificação de espectros característicos do material analisado, indicando as concentrações relativas dos elementos químicos presentes. As análises de EDX também foram realizadas no mesmo laboratório da Universidade de Kiel e o equipamento utilizado foi da marca Philips PW1710.

Outro método utilizado foi a catodoluminescência, que é a luminosidade ocasionada pelos fenômenos da fluorescência e fosforescência, emitida pelos centros luminogênicos dos minerais bombardeados por um feixe de elétrons. A catodoluminescência permite conhecer as fases de crescimento de diversos minerais, incluindo o quartzo e CaCO3 encontrados nos arenitos de praia. O trabalho elaborado por Amieux et al. (1989) é considerado como parâmetro metodológico. Foram selecionadas 13 amostras que apresentaram porcentagem maior de cimento, sendo analisadas no Laboratório de Catodoluminescência da UFPE.

RESULTADOS E

Relacionados