trabalho de soldagem simbologia
Camila Aparecida Salgueiro
Juiz de Fora, 11 de Agosto de 2014
Camila Aparecida Salgueiro
Simbologia da Soldagem
Trabalho apresentado ao professor Ely Wagner do núcleo de Metalurgia para a avaliação bimestral da disciplina de
Soldagem.
Juiz de Fora, 11 de Agosto de 2014
1. Breve Apresentação
A soldagem é empregada na união de componentes metálicos para a união de componentes e na construção de equipamentos diversificados. Os processos de soldagem são muitos, cada qual com uma finalidade específica de acordo com as propriedades de cada componente.
A simbologia da soldagem consiste no conjunto de símbolos, caracteres, algarismo e outros que auxiliam no processo de soldar. Cada qual com sua importância, cada símbolo completa o outro para que assim se alcance o êxito na solda executada.
2. Simbologia da Soldagem
A soldagem dispõe de um rico número de símbolos que auxiliam no processo executado pelo soldador. É importantíssimo que o projeto seja feito com o máximo de atenção e coerência para que se encontre êxito e qualidade no trabalho ao ser concluído de forma correta.
Os símbolos são usados para que o responsável possa obter informações de todos os tipos sobre a solda, como por exemplo: formato da solda, tipo de junta, acabamento, método de soldagem, aparência, cordão de solda, comprimento, entre outros. Esses símbolos são padronizados de acordo com normas especificas da engenharia da soldagem, que na maioria das vezes são internacionalmente respeitadas. Entre elas as principais se destacam: AWS, JIS, BS, DIN.; A ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas) também possui suas especificações na norma P-TB-2/1962. Mas , sem duvida alguma, a norma mais utilizada no mundo hoje é em dia é da ISO (Organização Mundial de Padronização). A norma JIS foi adaptada da AWS.
A simbologia da soldagem é composta pelos símbolos básicos e os suplementares. Juiz de Fora, 11 de Agosto de 2014
2.2. Símbolos Básicos
A simbologia básica da soldagem