processador arm
SoC Qualcomm que inclui processador, placa de vídeo, modem 3G e muito mais
RISC é a abreviação de Reduced Instruction Set Computer (Conjunto Reduzido de Instruções de Computador) que é basicamente a forma como o processador lida com instruções (desde abrir o navegador até renderizar um vídeo) utilizando um conjunto extremamente simples e reduzido de etapas. Essa abordagem é o oposto do CISC (Complex Instruction Set Computer - Conjunto Complexo de Instruções de Computador), dos processadores x86 da Intel ou AMD em PCs e laptops convencionais, que utiliza instruções bastante complexas para processar dados.
O que é um SoC (System on Chip)?
Nosso objetivo aqui não é aprofundar muito nas diferenças entre as duas abordagens ou mesmo eleger qual delas é a melhor, algo que costuma ser assunto de discussões bastante acaloradas entre profissionais da área, mas sim deixar claro que um processador móvel, como o Exynos 5, é bastante diferente de um Intel Core i7. Ambos funcionam de formas diferentes, processam dados, alocam memória e lidam com periféricos de forma completamente diferente.
Por que são tão diferentes? Basicamente por uma questão de relação entre processamento e consumo de energia. Um processador ARM utilizando o modelo RISC é bastante simples se comparado ao x86, o que por um lado faz com que o seu desempenho seja menor, mas faz também com que ele precise de uma quantidade ínfima de energia para operar, o que o torna ideal para smartphones e tablets, dispositivos que trazem uma bateria bastante reduzida se comparado a um laptop moderno.
Família Exynos de SoCs Samsung utilizando processador ARM
Poucos anos